Sunday, April 29, 2012

Como anda a sua paciência? ;)

O dicionário da língua portuguesa define paciência como s. f. 1. Capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades.  2. Sossego com que se espera uma coisa desejada. 3. Perseverança.



A Bíblia, no entanto, fala de paciência como um fruto do Espírito (Gálatas 5:22), o qual deve ser produzido por todos os Cristãos (1 Tessalonicenses 5:14). Paciência revela nossa fé no fato de que Deus sabe qual o melhor tempo para tudo e que Ele é onipotente e amoroso.

        Quantas vezes lutamos consigo mesmo, tentanto entender o porquê das coisas?! Quantas vezes queremos ultrapassar tudo logo, fazer o tempo andar mais rápido?! Todas as situações que passamos tem um propósito. "Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1)

        Nada deve ser jogado fora, pois cada detalhe que aparece em nossa caminhada é importante.  As vezes a caminhada é longa, olhamos para um lado e para o outro, e nada! Não vemos as coisas acontecerem. Aí acabamos lembrando de tudo que passamos. Frustrações, decepções, tristezas. Muitas vezes, deixamos que essas coisas nos desmotivem, diminuam a nossa esperança de dias melhores. E começamos a questionar; "Ah, por que os meus propósitos nunca chegam? Já estou cansada, esperando demais!" 

Mais Deus nos coloca em situações difíceis para nos dar a oportunidade de testemunhar. Outras vezes, Ele pode permitir uma provação para santificar nosso caráter. Lembrar que Seu propósito é para o nosso crescimento e Sua glória vai nos ajudar a perseverar em provações. Terceiro, devemos lembrar de Suas promessas, tal como a de Romanos 8:28, a qual nos diz: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. “Todas as coisas” incluem as coisas que testam nossa paciência. (Estou aprendendo....)

 Nossa paciência se desenvolve e fortalece quando descansamos na perfeita vontade de Deus e no Seu tempo, mesmo quando à face de homens perversos: “Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos” (Salmo 37:7). 

A espera pode conter espinhos, mas ela é recheada de sabedoria e conhecimento! Pare de querer entender tudo e pensar demais nos detalhes. Descomplique um pouco! Nunca disseram que crescer é fácil, mas também nunca vi um crescimento que não fosse gratificante! Continue essa caminhada com passos firmes e veja que tudo coopera pro seu bem! Afinal, ESPERAR é CAMINHAR! :)

1 comment: